quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bem vindos!

Bem vindos à pagina destinada ao livro Vapores, de S.R.Linguite. Enquanto preparo o livro, tenho me deparado com um vasto e muito interessante conteúdo de pesquisa, então, enquanto o livro não sai, trarei contos e descrição do cenário, além de informações interessantes sobre lugares, pessoas, e obras que retratam esta era de grandes mudanças que é, afinal, a origem da sociedade como a conhecemos!
Para a inauguração, deixo aqui a sinopse do livro. Espero que gostem!

1889, apogeu da Era Vitoriana.
A tecnologia a carvão evoluiu tanto que as outras tecnologias de geração de energia, como a eletricidade, foram deixadas de lado. Química, física e biologia se reunificaram numa velha nova ciência, a alquimia, que tem como foco o aprimoramento humano através de "poções", conhecidas como vacinas, que são preparos radioativos capazes de, por um curto espaço de tempo, aumentar o potencial ou reduzir as limitações humanas - claro, por um certo preço; o risco de doenças físicas e mentais.
O liberalismo veio como uma forma de enfrentamento aos excessos da monarquia, prometendo uma sociedade melhor, mas o que se vê é que o egoísmo humano não se prende à classes sociais, e os burgueses, em sua busca por lucros, têm destroçado a sociedade tão quanto - ou talvez mais - do que o faziam os monarcas.
A cidade cresceu, se expandiu às custas do sofrimento dos pobres. Claro que, em meio a tamanha desigualdade, a criminalidade é um problema de proporções inimagináveis.
É nesse meio que aparece o iniciante detetive Walter D. Thatcher, um brilhante paladino da justiça. Nascido em família rica, ele não vê no monstro da pobreza motivo para o crime e defende a justiça da meritocracia e o direito inalienável da propriedade privada com todas as forças. É um liberal convicto que luta pela manutenção e limpeza da sociedade.
Mas tudo muda quando, durante um caso, ele sofre um acidente com algumas vacinas. As mudanças físicas provocadas pelo acidente, somadas ao vício provocado pela vacina, o levam forçosamente a conhecer a realidade por um novo ponto de vista. A partir deste ponto ele conhecerá a pobreza de perto, terá seus valores liberais e eugenistas questionados e conhecerá um monstro muito maior do que a criminalidade que ele enfrentava: ele descobrirá onde essa criminalidade é gerada. Durante esta incursão ao submundo acabará se juntando a um grupo de pessoas que já havia considerado suas inimigas, enfrentando uma mega corporação e o grupo que a controla.

IMAGEM: Paul Martin, A magazine seller at Ludgate Circus (1893)

Um comentário: