quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mas de onde vem tudo isso?

Essa pergunta (de onde vem tudo isso?) é recorrente, provavelmente não só na minha vida mas na de todo (aspirante a) escritor. Vivemos numa sociedade que não incentiva a criatividade, talvez por isso as atividades ligadas à criação causem essa quase estranheza. Mas serei bem específico hoje e direi de onde tudo isso veio.
Eu deveria, antes, explicar em outros dois textos o que é o RPG de mesa e o que é o steampunk, mas vou inverter a ordem dos tratores, já que este conhecimento não chega a ser indispensável ou fundamental para o bom entendimento do texto.

Bem, a ideia do livro nasceu de uma conversa com amigos. Eu joguei RPG de mesa com eles por muito tempo (e gostaria de voltar a jogar daqui um tempo, quando a vida permitir novamente), porém apenas eu parei, eles não. Enfim, conversávamos sobre o jogo e eles comentaram que gostariam de jogar uma campanha que conseguisse envolver, ao mesmo tempo, super-heróis e histórias de terror. Não me lembro como o steampunk entrou na conversa, o fato é que este gênero muito comumente utiliza a Europa, principalmente a Inglaterra (e mais especificamente a Londres Vitoriana) como pano de fundo, o que também acontece bastante com vários contos de terror (por causa daquele clima misterioso a la Sherlock Holmes e Jack, o estripador). Na época eu estava trabalhando na Lapa, à noite, entre antigas construções ferroviárias, e toda aquela arquitetura antiga me inspirou. Na mesma noite nascia o primeiro conto sobre o cenário, que serviu de inspiração para o grupo. Depois disso várias ideias foram discutidas, modificações foram feitas, e o cenário tomou forma. Outros contos foram surgindo, exemplificando alguns aspectos do cenário, e por fim os jogadores começaram a criar seus personagens.
Infelizmente esta campanha nunca foi jogada, mas a ideia e os personagens ficaram tão fortes, tão densos em minha mente, que não os poderia deixar morrer.
Fica aqui meu agradecimento a todos os Cronistas de Terras Fantásticas, que me acompanham a muitos anos, alguns por toda uma vida, e que me ajudaram no início desta empreitada, mesmo que não soubéssemos onde isso chegaria. Agora apenas espero alcançar suas expectativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário